quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ceará x Fortaleza é no PV, é com 2 torcidas

Historicamente, o palco de grandes decisões no futebol cearense é o Estádio Presidente Vargas, que recebe jogos oficiais desde 1941. Com a inauguração do Castelão, em 1973, os jogos com grandes públicos, inclusive os clássicos entre Ceará e Fortaleza, passaram a ser realizados naquele estádio.

Inauguração do Castelão, em 1973
Em 2001, com o fechamento do Castelão para modernização, o PV passou a receber novamente os grandes jogos do Futebol Cearense e dos campeonatos nacionais que tinham participação dos times cearenses. 





CLÁSSICO-REI


Especificamente, Ceará e Fortaleza se enfrentaram 9 vezes no PV, entre 2001 e 2002. Confrontos importantíssimos ocorreram nesse período. Grandes clássicos com casa cheia. Cito como exemplo o Clássico-Rei realizado em 09/09/2001, quando o Ceará vinha a 16 partidas sem vencer seu maior rival. Na reestreia do goleiro Jéferson, o porteiro defendeu um pênalti no decorrer do jogo. Aos 44 minutos do 2º tempo o jogador alvinegro Tiaguinho invade a área e derrubado. PENALTI!!! O ídolo Sérgio Alves realiza perfeita cobrança e acaba com o tabu de 16 jogos sem vencer o Fortaleza. Confira:


Estádio Presidente Vargas
Outro Clássico-Rei que marcou o PV dia 27/10/2001. Fortaleza e Ceará empataram em 3x3, mas o placar foi só um detalhe. Dentro de campo um jogo emocionante. Não valia classificação, não era decisão de campeonato, apenas 3 pontos para a competição (Série B). Mas o que se viu em campo naquela manhã foram dois times determinados a buscara vitória a qualquer custo. Pelo Fortaleza, Clodoaldo arrancava gritos da torcida tricolor; pelo Ceará, Sérgio Alves (que havia quebrado, na partida anterior, o tabu de 16 jogos sem vencer o Fortaleza), Mota, Iarley, França e Jairo Lenzi davam fôlego para a torcida alvinegra empurrá-los por 90 minutos de sol quente. Após um 1º tempo sem gols, os times voltam com tudo para o 2º tempo. Aos 12 minutos Finazzi abre o placar para o Fortaleza. Em seguida, Mota na grande área, recebe a bola de Garrinchinha  e empata o jogo. Poucos minutos depois, em cobrança de falta rápida, Mota recebe e empurra a bola para o fundo das redes, virando o placar. Ceará 2 x 1 Fortaleza. Logo após, Luciano, que havia acabado de entrar, cruza uma bola rasteira para a área do Ceará, e numa jogada confusa, Finazzi empata. Aos 32 do 2º tempo Chiquinho cruza, Finazzi faz a parede e rola a bola para Reginaldo virar o jogo para o Fortaleza. Fortaleza 3 x 2 Ceará. Aos 41 minutos Mota é derrubado pelo goleiro Maizena. Penalti. O Ceará perde a cobrança fatal e, no lance seguinte, numa jogada de escanteio, Jairo Lenzi, de cabeça dá números finais ao jogo. Ceaá 3 x 3 Fortaleza. Detalhe: Jogo realizado pela manhã devido o racionamento de energia que o Pa´s vinha sofrendo à época. Confira:

Gols do Ceará (Ceará 3x3 Fortaleza)



Gols do Fortaleza (Ceará 3x3 Fortaleza)



Artilheiro do Brasil

2001 também deixou saudade para Sérgio Alves. Naquele ano, "ninguém marcou mais que ele". É que dizia a capa da revista Placar.

A maioria dos mais de 50 gols que Sérgio Alves marcou naquele ano com a camisa alvinegra foram no Estádio Presidente Vargas, inclusive contra o Fortaleza.


2012 - Ceará x Fortaleza, no Novo PV, com duas torcidas, é possível. 

Hoje, com o Novo Estádio Presidente Vargas, com a tecnologia à disposição da segurança dos torcedores. Com o aperfeiçoamento da Polícia, que recebe treinamento especial para a realização de grandes eventos; com o aumento de saídas do PV: atualmente são 4 bilheterias (Antes eram 2), 8 acessos às arquibancadas; a realização de um clássico entre Ceará e Fortaleza, com a presença das duas torcidas é possível sim. A história provou isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe