sexta-feira, 20 de abril de 2012

Presidente do Sindicato dos Médicos indica mais descasos na Sáude Pública de Fortaleza

Em visita ao Frotinha de Messejana, na manhã de ontem (19), Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. José Maria Pontes, constata a precariedade da estrutura do hospital. Segue abaixo detalhes da visita, postados por José Maria em seu facebook:  



"Companheiros de facebook, o que vou descrever aqui está acontecendo em nossos hospitais públicos e não posso deixar de relatar. Hoje pela manhã fui fazer uma visita, com o Dr. Pedro Henrique nosso diretor, ao Hospital Frotinha de Messejana e o que vi é chocante, não parece que pode acontecer no nosso Brasil.


1 - Uma quantidade enorme de pacientes graves nos corredores do hospital e nas e nas salas de atendimento.
2 - Paciente acomodado há vários dias em cima de uma pia.


3 - Número insuficiente de macas para acomodar as pessoas.
4 - Tinha um paciente que não estava podendo se internar, apesar de ter leitos disponíveis nas enfermarias de clínica médica, pois não tinha documentos, era um morador de rua. Segundo uma funcionária do hospital, este paciente não podia se internar, pois não tinha documentos e tem uma lei que diz que pacientes que não tem documento não pode se internar, segundo ela. E a nossa lei maior que é a Constituição Federal (art. 196) que diz que saúde é um direito de todos e um dever do estado, onde fica. E o ser humano que está sofrendo vai morrer sem ter uma oportunidade de tratamento?
5 - Estrutura hospitalar velha e sucateada.
6 - Número insuficiente de médicos para atender toda a demanda que chega ao hospital. Hoje tinha dois clínicos para atender de 200 a 250 pacientes em um plantão de 12 horas, quando segundo os colegas tem que ter pelo menos quatro.
7 - Pacientes graves esperando uma vaga em algum hospital há 15 dias.
8 - Um grande sofrimento e desespero estampado na cara dos pacientes.
9 - Falta de sabão nas pias dos corredores e das enfermarias, quela segundo o diretor da unidade sabão tinha no estoque e que a pessoa responsável para colocar nas pias não tinha colocado. Ter sabão no hospital e não ter nas pias e nem nos banheiros é muito grave. Pacientes levam sabonete ou sabão para usar no banho.
10 - Falta de papel higiênico em alguns banheiros de enfermarias.
11 - Ralo sem tampa no banheiro.
12 - Revolta dos médicos e outros funcionários com as condições oferecidas no hospital.
13 - Quero deixar claro que apesar de todos os problemas o diretor geral não tem culpa da situação degradante daquele hospital, pois o mesmo não é o dono do dinheiro. Ele fica administrando o caos.
14 - Poderia acrescentar mais falhas no funcionamento do hospital, mas vou ficando aqui.

É lamentável esta crise que estamos vivendo na saúde pública. Nós do Sindicato dos Médicos não podemos calar diante deste absurdo. As pessoas estão morrendo, mas antes de morrer estão sofrendo muito. É uma falta de respeito à vida e à dignidade humana. 

Agradeço aos companheiros do FACEBOOK que COMPARTILHAREM esta mensagem, pelo menos é uma reação de cada um de nós a este estado de coisas. Como cidadão não podemos calar.

Quando fiz um BO contra o Frotinha de Parangaba foi no intuito de preservar a imagem dos profissionais que tanto se dedicam aos pacientes do SUS.

Grande abraço.

José Marias Pontes - Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe