quarta-feira, 4 de maio de 2011

Copa do Brasil: Decisão em campo?

Hoje se iniciam os jogos de Ida das Quartas de Finais da Copa do Brasil. 

Dos quatro jogos a serem realizados: São Paulo x Avaí; Palmeiras x Coritiba; Atlético/PR x Vasco da Gama; e Flamengo x Ceará; apenas este último não será apitado por árbitro Fifa ou aspirante à Fifa. Como se não fosse suficiente, o árbitro que apitará o jogo de amanhã é natural do Espirito Santo, Estado que faz divisa com o Rio de Janeiro.

Os questionamentos que giram em torno da arbitragem para o jogo Flamengo x Ceará, no Engenhão, que será realizado amanhã (05), são inúmeras. Aqui levanto alguns:

Diante do quadro de árbitros que tem padrão Fifa, nenhum está disponível para apitar esta partida?

Caso o árbitro capixaba seja colocado em situação que sua decisão seja crucial para o resultado da partida, como se posicionará?

No jogo de volta, em Fortaleza, caso o Flamengo esteja necessitando de um empate ou vitória, a CBF não escalará árbitro padrão Fifa?

A CBF seria capaz de propor um sorteio para o jogo de volta, em Fortaleza, com árbitros do Piauí ou Rio Grande do Norte?

O que a crônica esportiva cearense vem apurando é que, historicamente, nos jogos de times cearenses contra times do Sul/Sudeste, principalmente times de massa como o Flamengo, a arbitragem nos jogos realizados no Ceará sempre são padrão Fifa, e nos jogos realizados no Sul/Sudeste, o critério para a escolha da arbitragem não é o mesmo.

Eis a escala do jogo a ser realizado amanhã, no Engenhão, entre Flamengo x Ceará:


Árbitro: Marcos André Gomes da Penha/ES.
Assistente nº 1: Fabiano da Silva Ramires/ES.
Assistente nº 2: Kléber Lúcio Gil/SC.
4º Árbitro: Felipe Gomes da Silva/RJ.


O que está em jogo, na Copa do Brasil, é bem mais que o título da competição ea vaga para a Libertadores 2012. Interesses ocultos transpassam pelos resultados pró times do Sul/Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe